Referências

Nesta página reunimos algumas referências em livros e documentos eletrônicos que discutem os desenvolvimentos da televisão no mercado brasileiro e internacional. Não é uma lista de tudo, mas uma lista dos documentos e materiais com que tivemos contato e entendemos como significativos. A lista é atualizada sempre que encontramos algo novo.

Última atualização: 24/04/2008

 

Referências bibliográficas:

 

AURICCHIO, Jocelyn; MARTINS, Rodrigo. TV Digital pela antena parabólica. Funciona mesmo? Estado de São Paulo, São Paulo, p. L-4, 10 dez. 2007. 

BERNERS-LEE, Tim. Dominando a Web. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 

BOCZKOWSKI, Pablo. Digitizing the News. Cambridge: MIT Press, 2004. 

BOLAÑO, César. Mercado Brasileiro de Televisão. 2. ed. São Paulo/Aracaju: EDUC/UFS,  2005. 

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. História Social da Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.  [Bib] [Compre] [Scholar]

BRITTOS, Valério; BOLAÑO, César. A Televisão Brasileira na Era Digital. São Paulo: Paulus, 2007 

___; ___. Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2005. 

CAPARELLI, Sérgio. Televisão e Globalização. São Paulo: Hacker, 2004. 

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. 8. ed. São Paulo : Paz e Terra, 2005. 

___. A Sociedade em Rede: a era da informação. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 

CHAPLIN, Heather; RUBY, Aaron. Smartbomb. New York: Algonquin Books, 2006. 

CHIARA, Márcia de. Tecnologia atrai, mas o custo espanta. Estado de São Paulo, São Paulo, p. B-1, 3 dez. 2007. Caderno de Economia & Negócios. 

COLEMAN, Mark. Playback. New York: Da Capo, 2003. 

CORDEIRO, Tiago. Lost e o Fim da TV. Superinteressante, São Paulo: Abril, n. 236, fev. 2007.  

COSTA, Rogério da. A Cultura Digital. São Paulo: Folha, 2002. 

E o PC levou a melhor. Zero Hora, Porto Alegre, 2 set. 2007. 

ELES vêem antes. Época, São Paulo, n. 455, 5 fev. 2007.  

ERCÍLIA, Maria. A Internet. São Paulo: Publifolha, 2000. 

FRIEDMAN, Thomas. O Mundo é Plano. Rio de Janeiro: Objetiva: 2005. 

GARATTONI, Bruno. TV Digital entra no ar; governo dará R$ 1 bilhão para financiar conversor. Estado de São Paulo, São Paulo, p. B-1, 3 dez. 2007. 

GERBASE, Carlos. Impactos das Tecnologias Digitais na Narrativa Cinematográfica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. 

GILDER, George. Telecosmo. São Paulo: Campus, 2001. 

GIOVANNI, Giovaninni. Evolução na Comunicação. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.  

HELLMAN, Hal. Great Feuds in Technology – Ten of the livest disputes ever. Hoboken: Wiley, 2004. 

HUTTON, Will; GIDDENS, Anthony. En El Límite. Madrid: Paidós, 2002. 

JENKINS, Henry. Convergence Culture. New York: New York University Press, 2006. 

KELLY, Kevin. New Rules for New Economy. New York: Penguin, 1998. 

LEMOS, André. Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. 

LESSIG, Lawrence. Free Culture. New York: Penguin Press, 2004. 

LEVINSON, Paul. Soft Edge. Londres: Routlegde, 1998. 

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000. 

LEVY, Stephen. The Perfect Thing. New York: Simon & Schuster, 2006. 

LINK!. Como ver a Copa do Mundo. Estado de São Paulo, São Paulo, 15 maio 2006. 

LINS E SILVA, Carlos Eduardo. Muito Além do Jardim Botânico. São Paulo: Summus, 1985. 

LINZMAYER, Owen. Apple Confidential. New York: Owen Ink, 1999. 

MAIS de 39 milhões de brasileiros usam MSN Messenger. Estado de São Paulo, São Paulo, 10 out. 2007. 

MÁRTIN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. 

McLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem. Rio de Janeiro: Cultrix, 1974. 

MOSCO, Vincent. Economia Política da Informação: uma perspectiva laboral. Comunicação e Sociedade, Portugal, Braga, n. 1, 1999. Cadernos do Noroeste. 

NEGROPONTE, Nicholas. A Vida Digital. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 

PALMER, Sherry. Television Disrupted. New York: Focal Press, 2006. 

PASE, André. Guerra Real por Dinheiro Virtual. Zero Hora, Porto Alegre, 15 abr. 2000. 2o Caderno. 

___. Som Online: a comunicação musical e suas iconografias no imaginário tecnológico da pós-modernidade. Porto Alegre: PUCRS, 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004. 

PELLANDA, Eduardo. Internet móvel: novas relações na cibercultura derivadas da mobilidade na comunicação. Porto Alegre: PUCRS, 2006. Tese (Doutorado em Comunicação Social), Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. 

RANGEL, Ricardo. Passado e Futuro da Era da Informação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. 

REYNOLDS, Glenn. Army of Davids. Nashville: Nelson Current, 2006.  

ROSNAY, Joel de. O Homem Simbiótico. Petrópolis: Vozes, 1997.  

RÜDIGER, Francisco. Elementos para a Crítica da Cibercultura. São Paulo: Hacker, 2002. 

___. Introdução às Teorias da Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2004. 

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação & Pesquisa. 2. ed. São Paulo: Hacker, 2001.  

___. Cultura das Mídias. 3. ed. São Paulo: Experimento, 2003. 

___. Culturas e Artes do Pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. 

___. Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004. 

TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony. Wikinomics. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. 

TOME, Takashi; CASTRO, Cosette; BARBOSA FILHO, André. Mídias Digitais. Petrópolis: Vozes, 2006. 

VAIDHYANATHAN, Siva. The Anarchist in the Library. New York: Basic Books, 2004. 

WAINBERG, Jacques A. Casa Grande e Senzala com Antena Parabólica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. 

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Porto Alegre: Sulina, 2003. 

ZUFFO, Marcelo. A Convergência da Realidade Virtual e Internet Avançada em Novos Paradigmas de TV Digital Interativa. São Paulo: USP, 2001. Tese (Livre Docência em Engenharia), Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, 2001. 

Referências eletrônicas:

Pesquisa por “Televisão digital” na biblioteca da PUCRS, retornando todos os livros e teses que tenham a ver com isto.

Anúncios

Uma resposta para “Referências

  1. Pingback: Lançamento: Página de referências « TV + Internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s