Sites de vídeo HD na internet

Uma das críticas em relação ao YouTube é que os vídeos são de baixa qualidade. Existe uma diferença entre qualidade do vídeo gerado na fonte (que na maioria dos casos é ruim, pois são vídeos caseiros e/ou amadores exportados em baixa qualidade) ou da compactação do arquivo (pelo lado do YouTube). Quando o serviço começou a se popularizar, vários sites surfaram na mesma onda, oferencendo as mesmas funções, mas outros procuraram se diferenciar oferecendo vídeos de maior qualidade e, em alguns casos, maiores ou até em HD.

Um destes sites foi o Stage6, que em 2006 começou a operar gerenciado pela DivX Inc. Como o codec (veja a definição em português ou inglês) deles vinha perdendo espaço no mercado, tiveram a idéia de criar um site para hospedar vídeos de alta definição. O usuário baixava o plug-in em seu computador (livre de malware [pt/en] – ainda bem) para visualizar os vídeos (não, a visualização não era em Flash) e junto vinha uma ferramenta para compactar um vídeo em seu computador e publicar no site – que era gratuita mas que possuía uma versão paga, com mais funcionalidades. Ganhou popularidade rapidamente, principalmente entre usuários hardcore na América do Norte e Europa, onde conexões de alta velocidade são mais populares. Possuía uma média de 17,6 milhões de felizes visitantes mensais, aceitava vídeos até 1080p (veja posts abaixo – sim, muito acima da qualidade de um vídeo DVD), e upload de arquivos de até 2GB.

Mas o sonho acabou – dia 29/2 o site encerrou as atividades sob o argumento de “altos custos operacionais” e “diversos problemas com copyright”. Verdade ou não (e há um post no Techcruch falando sobre isso – possívelmente foi uma briga de vaidades, egos e estupidez corporativa, mas que é assunto para outro post), deixou muitos usuários órfãos de um serviço de vídeos em HD (ou quase).

Sim, é verdade, o YouTube já possui uma opção para ver vídeos “em maior qualidade”, mas ainda não é bem o que alguns usuários estão procurando para alguns vídeos. Uma opção que tem atraído algumas “viúvas” do Stage6 é o Vimeo HD, que suporta vídeos até 1280×720, com boa velocidade de download e utilizando Flash. Ou você pode ver uma lista completa de opções na Wikipedia.

Com certeza a distribuição de vídeos em alta definição pela internet, seja streaming ou download, é um caminho irreversível. Basta ver o quê o Hulu.com faz – transmite programas inteiros pela internet – ou o Scifi.com, que exibe os episódios completos de séries como Battlestar Galactica (não para o Brasil – só coloquei o link como curiosidade mesmo).

G. Perez

Anúncios

1 comentário

Arquivado em HD, internet

Uma resposta para “Sites de vídeo HD na internet

  1. Grande GiliWar
    Parabéns a vcs pelo blog, nós na indústria do HD TV temos sofrido com a bagunça que a mídia tradicional faz com o assunto. É bom ver gente seria comentando o assunto.
    Abraços a ti Paseman, Pellanda, Andreia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s