Cuidado com o “Full HD”

Tanto o Pase com o Tietzmann já ressaltaram aqui as questões de resolução da TV Digital. Mas eu queria alertar sobre as grandes malandragens que o mercado de eletrodoméstico está realizando. 

Sempre se vê adesivos como este acima com o “Full HD” bem grande. Alguns aparelhos são realmente Full HD, ou seja, são capazes de transmitir ou receber resoluções de 1920 x 1080 pixels. Como a TV sempre fala em linhas desde o tempo analógico se diz hoje simplesmente 1080 linhas. Se o aparelho tem 720 linhas ele é HD, porém não “Full”. Só para lembrar um DVD convencional é 480 linhas. 

O que acontece é que embaixo do “Full HD” eu tenho visto descrito, em fonte bem menor, “up-scale”. Isso significa dizer que o DVD “alarga” a imagem para reproduzir em um monitor ou TV Full HD. Não pensem que um DVD pode reproduzir 1080 linhas. Só o finado HD DVD e o vencedor Blu-Ray que possuem esta possibilidade. 

Outra confusão é sobre as TV que possuem um “HD ready”. Isso significa “não comprem”, pois é uma LCD ou plasma com 720 ou 480 linhas que comprime a imagem HD para caber na TV. 

O resumo da opera é que para ter qualidade Full HD é preciso uma fonte de vídeo capaz (HD DVD, Blu-ray, computador, xbox 360, P3 da Sony ou set-box de TV Digital) e uma TV com 1080 linhas.

Eduardo Pellanda

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Cuidado com o “Full HD”

  1. Pingback: HD Ready, Full HD, etc. quais resoluções estão à venda? « TV + Internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s