Ao Vivo na rede

Que o YouTube e seus novos clones mudaram o rumo do vídeo na web isso não é mais nenhuma novidade. Assim como o fato de estar cada vez mais fácil publicar vídeos direto da webcam ou até mesmo do celular. Mas, uma onda que começa a chamar a nossa atenção aqui na Famecos é a quantidade de alternativas que temos agora para transmitir vídeos ao vivo. Já faz pelo menos 7 anos que experimentamos diferentes softwares e servidores para este fim. Com a nossa gurizada da graduação transmitimos o Canafam há 6 anos. Na posse do nosso reitor tivemos 500 pessoas conectadas simultaneamente e mais de 2500 no total. Mas, para isso, tivemos que montar uma super estrutura. Hoje, estes novos sites estão possibilitando tudo isso completamente free ao melhor estilo da Internet e ainda com vários elementos Web 2.0.

O USTREAM talvez seja um dos mais promissores, ele permite que se crie shows e coloca uma janela de chat para os espectadores participarem da transmissão. Ele ainda possibilita que se insira um stream de um outro programa ou de um espectador que pode participar em tempo real. Outra coisa fundamental é poder gravar o programa para que as pessoas possam ver quando quiserem. 

O novo Yahoo Live ainda esta bem pobrinho, mas a interface é interessante. Em termos de features não chega perto do USTREAM, mas deve progredir.

Já o QIK tem um outro uso. Ele permite que celulares possam ser o “computador” que faz o broadcasting. Imaginem um show ou partida de futebol sendo transmitida para amigos em tempo real do celular. Os espectadores podem enviar mensagens para o “broadcaster” e vice-versa. Por enquanto só existe software para Symbian S60 como o Nokia N95.

Em breve vamos fazer testes usando estas novas possibilidades, aguardem. 

Eduardo Pellanda

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s