Nem na Sibéria…e por enquanto, nem no Brasil!

 

Se o slogan da NET Digital é “Na Sibéria não tem”, vamos adaptá-lo para nossa realidade atual, “no Brasil também não”, ao menos por um bom tempo. 

A chamada interatividade, é uma das questões mais dúbias do novo sistema digital de alta resolução. Quando falamos de interação lembramos do primeiro modelo prático de participação horizontal: a Internet. Ao levar essa experiência para o modelo de TV Digital atual várias são as barreiras. Pensar que Internet é Internet e TV é TV, sem levar em consideração a convergência dos meios é o primeiro (e talvez decisiso) erro.

A questão aqui não é mapear enganos, mas perceber tendências. As gerações nascinas nos anos 90 se acostumou a ser ativa, ter orkut, blog, skype, msn, enviar sms, postar em fóruns, ter notícias personalizadas enfim, vivenciar uma interatividade que levará um tempo maior no chamado Sistema Brasileiro de alta definição.

Não por acaso, algumas questões ficam no ar: 

 

  • fora a qualidade de imagem e som, o que acrescentará ter HDTV no vida das pessoas? 
  • como será pensado o conteúdo para uma TV interativa?
  • quais as qualificações dos jornalistas que irão trabalhar nesse meio? 

 

Esses pontos são encarado pelo Núcleo Online da Famecos com muita seriedade, pois são campos novos a serem desbravados e ocupados por nossos alunos.  Não a toa a disciplina de Jornalismo  Online II aborda linguagens para o desenvolvimento de conteúdos em TV Digital. 

Portanto, fiquem ligados. Para aqueles que prentem triunfar no meio da alta resolução uma dica: não comprem passagem para a Sibéria. Esqueçam as velhas fórmulas e busquem a constante renovação. Pode até levar um certo tempo, mas a TV interativa chegará…e junto a demanda por profissionais atualizados e capazes de inovar. 

Andréia Mallmann

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s