Público grava em HD – e nada na minha TV

Como fã de música, coleciono gravações de fãs de shows, os famosos bootlegs. Também conhecidos como piratas, são gravações não-oficiais feitas por fãs com câmeras e gravadores. Em tempos de celulares turbinados e câmeras pequenas, os registros ficam cada vez melhores. E agora são em alta definição.

Semana passada, navegando por torrents, encontrei mais uma gravação de show feita em alta definição. O show todo contava com mais de 15 gigas, mas a gravação foi “baixada” para uma versão em tela cheia analógica com 7,4 gigas (um disco double-layer) em virtude da atual massa de leitores de DVD convencionais. O gravador ainda deixou um aviso, a imagem em HD tá conservada para colocar na rede assim que os gravadores de blu-ray ficarem mais populares. E não é o primeiro show que eu vejo assim, pouco a pouco isso fica comum.

Aí eu fico com uma dúvida malandra na minha cabeça… as pessoas por aí já gravam, compartilham, queimam material em alta resolução e quando isso vai bater na tela da minha TV de fato? Sei que algumas emissoras gravam uma ou outra matéria, mas só vai pra São Paulo. Espero que logo a coisa ganhe as ruas, porque algumas pessoas – ainda poucas – não esperam por isso e vão atrás da tecnologia. Aí acontece o que uma finada loja de eletrônicos já dizia, “onde o amador vira profissional”.

André Pase

Imagem: Arte sobre composição de Hugh Syme

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em diferenças, internet, off topic, SBTVD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s