Do limão à limonada

Olá pessoal, após concluir e entregar minha qualificação de doutorado, estou entrando na onda dos posts. Uma das principais perguntas que escuto na disciplina de Tecnologias Audiovisuais que ministro para o 1º semestre de jornalismo da Famecos é “como tirar maior proveito da minha TV?”, além da questão de “minha NET é digital, então já estou com HDTV em casa?”. Muita calma nessa hora. Não basta ter o limão, mas é preciso saber como fazer dele uma limonada.

O primeiro ponto é entender algumas mudanças nos inputs (entradas) dos aparelhos. Se você possui uma super TV (do tipo Full HD – 1920×1080) e conecta ela em um aparelho (também com alta definição) através de cabos “analógicos” jamais terá uma imagem HD.  

 

[Da esquerda para a direita] A primeira imagem é da conexão RF, típica dos antigos videocassetes. Quase todos os televisores comuns têm este tipo de entrada, por onde áudio e vídeo passam juntos. A RF é o input de pior qualidade. A segunda imagem é a entrada S-VHS com melhor qualidade que a primeira. Por último, a conhecida “entrada componente”, onde são necessários 3 cabos para ligar a imagem. É a melhor de todas as entradas “analógicas” . 

 Essa [imagem à esquerda] é a entrada de fato digital, a HDMI (High Definition Multimedia Interface).  Através dela é possível conseguir a melhor resolução para imagens HD, sem perdas de qualidade. 
Assim, sempre que for conectado TV+aparelhos é bom atentar para a escolha do input, caso contrário, estaremos perdendo informações pelo caminho.
Bom, vamos a próxima dúvida freqüente que apontei no início do post. “Minha NET é digital, isso quer dizer que estou com HDTV em casa?”. Lamento, mas não. Possuir um sinal digital não significa possuir alta resolução em sinal digital. Portanto, o sinal da NET, Sky e outras é sim digital (porque é produzido em digital ou porque é digitalizado), mas não possui 1080 linhas como o sinal HDTV.
Bom, aqui está 1ml da limonada, mas ainda temos muito a falar e discutir. 
Não esqueçam do lema da web 2.0: “Não basta visitar, tem que participar!”
Andréia Mallmann

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Do limão à limonada

  1. Pingback: Cuidado com o “Full HD” « TV + Internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s